sexta-feira, 14 de junho de 2013

A culpa é de quem?



Todos os dias ouço milhões de reclamações na mídia e redes sociais culpando um ou outro por tudo. Gente que reclama que não tem incentivo ali, não tem apoio acolá e normalmente essas pessoas que vivem reclamando não estão envolvidas em projeto algum. 

Acredito sim na criticidade, no poder de manifestação do indivíduo. Entretanto , não podemos ficar de braços cruzados esperando que alguém faça por nós.
Tenho colegas escritores que querem publicar um livro, mas nem sequer o escreveram ainda.E se já fizeram, não mandaram para editora, não cotaram valores de gráficas, não se envolvem em projetos. 

E assim, fica difícil publicar algo... Tento imaginar o que passa na cabeça dessas pessoas?! Que alguém vai bater na sua porta e dizer: Oi, tens um livro para mim publicar? eu tenho interesse, dinheiro e motivação por você... 
Vamos cair na real, não culpe os outros pela sua omissão!

Apesar do exemplo citado acima ser referente a envolvimento em atividades culturais, esse padrão de comportamento se estende para outras áreas de vida: emocional, social, financeira, profissional e assim por diante. Fica muito mais cômodo jogar a culpa nas costas alheias do que sair da zona de conforto.

Um comentário:

  1. É isso aí Beatriz...sair da zona de conforto é tudo o que preciso fazer nestes tempos de convite ao ócio atitudinal.

    ResponderExcluir