segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Um longo caminho


   A atividade de escrita literária tem como característica a necessidade de persistência para poder ser bem sucedida. Normalmente, os feitos dessa arte só são vistos a longo prazo. Temos inúmeros exemplos de autores que só tiveram sucesso em suas obras, após a morte.

     Isso talvez se deva pois processo de crítica literária é raro e demorado. Os resultados de vendas, em editoras, é pequeno se compararmos com outros produtos de consumo. A maioria dos brasileiros não lê, e poucos tem interesse em observar o histórico de um escritor. Não ouvimos a frase "Nossa, fulano de tal lançou um novo livro..quero comprar. Adoro esse autor."
   Uma atividade que necessita de muitos estudos, técnica, tempo, e com pouco reconhecimento e interesse. Quem escreve precisa ler muito, muito mesmo e dos mais variados gêneros, e precisa de inspiração e ainda, em muitos casos tem prazo para tudo isso, pois é comum se inscrever em projetos culturais, editais, concursos para publicar. Ufa! E mesmo com tudo isso em dia, ainda há o risco de ser um anônimo a vida toda!
    
   Como leitora, felizmente, tive hábito em casa de sempre ter uma estante com muitos livros: nossa pequena biblioteca, mas sei que sou exceção. 
Como escritora, são quatorze anos (com alguns períodos de silêncio) publicando, concorrendo, buscando, escrevendo... e sei que é só o início da caminhada.Há um longo caminho pela frente!


2 comentários:

  1. Comparo muito a escrita com a parábola do semeador:

    Algumas sementes caem em terra seca, outras entre as pedras ou são levadas pelo vento. Há também as que são desvirtuadas pelas aves de rapina. Felizmente, algumas caem em solo fértil, aí, ahhh, aí florescem jardins inteiros dentro de quem por elas se deixam tocar.

    Um abraço, Beatriz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Will,
      Uma boa ideia de comparação..Para quem se dedica à atividade de escrita, realmente existem muitos obstáculos pelo caminho. Importante não desistir NUNCA!
      abração!

      Excluir