sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Criciúma : Nova Acrópole - Livro comentado




O Pequeno Príncipe” abre os debates do novo Clube do Livro

Começa gratuitamente neste sábado, às 15 horas, o projeto “Livro Comentado”, da Escola de Filosofia Nova Acrópole, em Criciúma, um novo Clube do Livro com o objetivo de analisar, à luz da filosofia, títulos literários com mensagens profundas. Para a primeira reunião, o grupo irá discutir o mundialmente famoso livro “O Pequeno Príncipe”, ...escrito e ilustrado pelo autor francês Antoine de Saint-Exupéry, em 1943. O enredo é um romance de um menino que vive em um planetoide muito pequeno. Ele é apaixonado por uma rosa, mas não parece ser correspondido. Desiludido, ele parte em uma viagem interplanetária conhecendo vários mundos e personagens diferentes. A cada ponto, o pequeno menino príncipe evolui no seu amadurecimento sobre a vida, culminando no encontro entre ele e o próprio escritor, Saint-Exupéry.

Aparentando ser um simples conto infantil, o livro carrega verdadeiras lições de vida, principalmente para o público juvenil e adulto, com teor poético e filosófico. Teor este que deve ser explorado no Clube do Livro. Segundo a coordenadora da Nova Acrópole em Criciúma, Jordana Alves, a cada personagem encontrado, o pequeno príncipe desenvolve vários valores que podem ser associados à vida dos leitores. “Se fizermos uma analogia à nossa própria vida, poderemos encontrar grandes respostas para nossas questões individuais. Esse é um dos benefícios de se utilizar a filosofia para estudar a literatura”, comenta. Com leituras e debates, a filosofia aponta que o conhecimento interior de cada um é o caminho para a felicidade. Jordana conta que a felicidade pode se apresentar de forma diferente para cada pessoa, mas, na essência, ela é um “bem supremo”, algo pelo que todos procuram, por uma realização plena de existência.

Além dos benefícios filosóficos, o Clube do Livro da Nova Acrópole de Criciúma traz o proveito de desenvolver as habilidades de leitura, escrita, vocabulário, imaginação e gosto pela literatura. “O projeto ‘Livro Comentado’ faz parte de um projeto maior de incentivo à leitura, que é uma das bases do aprendizado da escola. Mesmo quem não costuma ler, pode participar, porque acreditamos que o debate e as ideias vão surtir curiosidade nos participantes”, esclarece Jordana. O livro não será lido na íntegra justamente para que quem não leu possa ler posteriormente, sem saber o fim da trama já na reunião.

O encontro será mensal, e para o mês de março está agendada uma reunião sobre o livro “Hobbit”, que também utiliza elementos fantasiosos para lidar com questões muito humanas e reais. “O personagem conta em primeira pessoa, já no início do livro, que está escrevendo sua história de vida, isto é, deixando um legado de experiências e de conhecimento. Qual o objetivo disso? Que nós aprendamos com as situações. Para isso, vamos sempre fazer analogias ao que nós vivemos individualmente e em sociedade nos dias atuais. O resultado é surpreendente”, adianta a professora voluntária da escola.

A Escola Nova Acrópole, uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e social, sem fins lucrativos, funciona de segunda a quinta-feira, das 19h às 22 horas, e mais informações podem ser encontradas no site www.nova-acropole.org.br. A organização está presente em mais de 50 países e conta com quase 70 escolas no Brasil. São 60 alunos frequentes na filial criciumense, que fica na rua Marechal Deodoro, 195, no Centro.

Texto: Djonatha Geremias

Fonte: Jornal da Manhã/Criciúma- 14/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário