quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Não sabemos discutir


Não sabemos discutir.
Essa é a conclusão que cheguei após ver tantos aspectos polêmicos em pauta na sociedade e tantos desvios do assunto como vemos nos meios de comunicação.
E é uma questão de argumentação. Começamos com um ponto e vamos parar do outro lado do mundo.
Por exemplo, aqui em minha cidade, esta em discussão a diminuição da maioridade penal em função de crimes praticados por menores recentemente.
O problema é que iniciam a conversa falando dos menores, e desviam para as drogas, a família, o governo, a tia do vizinho da prima e o que estávamos falando mesmo?
Não se vai a fundo. Não se discutem os projetos em andamento.. trâmites legais, as possíveis consequencias, etc. Isso porque não sabemos discutir com coerência, não focamos o discurso em um ponto somente.






6 comentários:

  1. Talvez porque como não há solução ou t~em medo de a por em prática , o melhor mesmo é discutir ou achar que discutimos ....pois isso é politicamente correcto. Mas depois o bom mesmo é não chegar a resultado nemhum , para não ter de tomar decisões!!Acho que isso é pelo Mundo todo amiga.

    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Beatriz. Faço um esforço enorme, durante uma argumentação, ou discussão, para voltar ao ponto inicial. Com meu companheiro, é impossível. E com outras pessoas também. Da a impressão que o ponto em questão incomoda, e portanto se desvia. Isso ocorre com muita frequencia. Talvez por ter sido educadora, sou tida como aquelas "chatas" que voltam à questão que incomoda.

    Muito boa essa postagem.

    Beijos

    Mirse

    ResponderExcluir
  3. É verdade Mirse,
    Na nossa vida pessoal parece que as coisas também são assim. As pessoas se defendem atacando, começam a dar exemplos do outro lado do mundo e perdem todo o foco...
    triste isso

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Bia. Uma coisa é sermos deliciosamente digressivos, abrirmos atalhos, enquanto percorremos um determinado tema. Mas a volta é sempre necessária: eu brinco que eu gosto de abrir os parênteses, mas sempre fechá-los tb.

    Muitas pessoas, quando discutem um tema, uma ideia, não estão sabendo do que estão falando, estão apenas emitindo sons, sem que as palavras signifiquem algo.

    Concordo (muitíssimo) contigo que falta coesão e preocupação com o sentido das coisas, de uma forma geral.

    Mas o mais grave, na minha opinião, é a dificuldade que as pessoas têm com a pausa necessária para compreender o mundo: as palavras ficam atropeladas e ocas, e a comunicação, inviável.

    Gostei muito do teu blog, aparecerei sempre!!!

    Gde abraço,

    ResponderExcluir
  5. Querida, saudade! A comunicação é o maior problema comprovado em: empresas, países, casas...relacionamentos. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. oi Fernanda,

    REalmente.. não sabemos dialogar de maneira coerente. Concordo em gênero, número e grau com seus comentários e volte sempre!

    Oi Cármen .. saudades também..bjãoooo

    ResponderExcluir