segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Discussão: Escritores precisam de aplauso?

Texto de Isabel Furini:
TRIBOS URBANAS: OS ESCRITORES
"(...)Essa tribo urbana, cujo crescimento exagerado está chamando a atenção dos sociólogos, está sempre em pé de guerra. Nenhum escritor suporta outro escritor.

Diversos tipos compõem essa tribo: bipolares, paranóicos, aolcoólatras, sonhadores, obsessivos, compulsivos, vampiros, lobisomens e alguns canibais ainda não identificados. E se alguém normal entra na tribo, é considerado intruso.

No estandarte dessa tribo podemos ver um pavão. O pavão gosta de mostrar sua cauda irisada e os escritores - sejam contistas, romancistas, poetas, cronistas e outros - estão sempre tentando dar destaque a seus trabalhos. Nas festas de aniversários, casamentos e até em velórios, só falam do que acabaram de escrever. Quando participam de um
concurso e não são vencedores, esbravejam: - Meu trabalho era o melhor. E eu não
ganhei nem uma Menção Honrosa?!!!

A vaidade é a marca registrada da tribo. E se um colega se destaca? Então é guerra!.. O escritor pega facas, adagas, espingarda ou metralhadora, o que tiver a seu alcance, e parte para a luta. Começa sorrateiramente. Primeiro procura criar dúvidas sobre a capacidade do outro escritor. (Ah!.. Nem vale a pena ler. Seus textos são tão superficiais!.. Ele estã vendendo bem, mas não é bom escritor, não. É produto da mídia).

O problema é que ninguém escolhe ser escritor. Escrever ou é fase - como acne em rosto de adolescente - ou é destino. E se é seu destino meu amigo, desculpe dizer isto, mas você está literalmente ferrado. Escritor precisa de aplausos, de reconhecimento... Por que? Porque o escritor se expõe. Sempre! E sente medo. Sempre!

Coitado do escritor! Quando ignorado, sofre. Proclama sua genialidade em público, mas na solidão surge a dúvida. E se não for capaz de criar uma verdadeira obra de arte?..

Reconhecido pela crítica sabe que não pode errar. Escritor que erra é castigado com o chicote de Átila, o Huno. E quem não tem medo do chicote de Átila? E o chicote não é só propriedade da tribo dos críticos, não! É também utilizado com destreza por parentes, amgios duvidosos, vizinhos, colegas de trabalho e outras pessoa sque não suportam o
êxito alheio e estão sempre esperando o momento oportuno para dar uma chicoteada (ou um pé-na-bunda) em escritor que tem a coragem de mostrar sua obra.

Então, se o destino colocou você na tribo dos escritores... fazer o quê? Coragem, meu amigo, coragem!..
Fonte: OVERMUNDO
Agora vamos a discussão: Será realmente que todo escritor necessita de aplauso? Ou será que escreve porque sua alma precisa disso e por consequencia recebe elogios (que também são bem vindos).
Deixe sua opinião:

3 comentários:

  1. Deixo antes de todos aqui a minha opinião:
    O texto escolhido passa uma ideia que já ouvi de muitos escritores: eu escrevo porque necessito colocar para fora o que sinto.
    Ok, mas se fosse só isso, os divãs de terapeutas seriam um escritório de edição.
    Não é só isso. Por trás do escritor existe um história de leitura. Longa ou curta escritores aprenderam usar os versos para "borboletear" a vida.
    Por outro lado, não são doentes mentais! Muitos se aprimoram, estudam e se aperfeiçoam nisso.Necessitam escrever sim, mas nem sempre precisam de aplausos para firmar seu posto de artista da escrita.

    ResponderExcluir
  2. tudo isso é verdade Bea , e nem sempre as pessoas no dia a dia estão à espera de aplausos por irem ao cabeleireiro, ou escrever a um amigo...mas se do outro lado vier um ""obrigado"" , um ""estas linda"" , ou "" que bonito""...
    tu sentes-te bem , sentes que alguém está a olhar para ti , a sentir-te, sentes que não és indiferente, e isso na escrita como em qq coisa que se faça na vida é Ótimo :)

    beijinhos e Boa semana

    ResponderExcluir
  3. Beatriz, eu a aplaudo!!!!
    Muito boa a postagem. Particularmente, quando leio um bom livro, como "A HORA DA ESTRELA" de Clarice Linspector, me surpreendi sozinha aplaudindo. Em minha casa e em minha família, sempre fui criticada por ler em demasia. "PERDER TEMPO LENDO". Bem acredito que um bom escritor, assim como aqueles que indicam bons livros merecem aplausos sim. O que não gosto no meio, (não é o meu caso, óbvio) é exatamente essa disputa, às vezes confundida com inveja, sei lá. Também não gosto de comparar um escritor com outro. Cada um tem um background e o expõe certamente da melhor forma. Mas pavão... não é comigo.

    Mais uma vez, falei demais.

    Beijos amiga

    Mirze

    ResponderExcluir