quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Escrita é coisa séria!

Cultivar bons hábitos de leitura parece ser algo até comum entre os que gostam de ler. Mas, e quem escreve? Só a aprovação da mãe e do professor resolvem ?
Nos cursos que fiz que tratavam de literatura, escrita e principalmente leitura, dois pontos que me chamaram atenção...e, que decidi compartilhar aqui:
"EU SOU ESCRITOR" : Se entitular escritor é simples. Contudo, confirmar isso é deveras complicado.. Quais suas publicações ? Quais projetos de criação você tem? Tem estudado, se preparado para isso?
Nas oficinas que participei nos era ensinado a seriedade e comprometimento com a arte de escrever.
Muitas farsas estão por aí... O que me faz não ser uma delas ?
"ONDE PUBLICAR?": Faz algum tempo que não lanço nada inédito meu aqui nesse blog. É uma decisão pessoal para tentar me proteger do plágio e respeitar meu futuros leitores.
Achou interessante? Discuta, dê sua opinião!

5 comentários:

  1. Beatriz, hoje digo que me acho um aprendiz de primeira instância no Universo das letras. Não me declaro um esritor e, mesmo borbulhando de inspiração, o que é o mínimo de porcentagem. Tenho muito cuidado pranão me afogar em achismos. Sou curioso, me sobra tempo, mas falta gana. Não tenho medo de rascunhar por todos os cantos possíveis dessa rede livre e capaz de pescar as atenções de gente tão próxima e distante ao mesmo. Só de poder trocar idéias com pessoas tão bacanas, ler sobre o que elas pensam e esrevem, já é um exercício da melhor democracia.

    Beijo.

    Paz!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sérgio,
    Eternos aprendizes sempre seremos, não é verdade!
    Concordo contigo que é muito bom trocar idéias com quem é da área.Sempre aprendemos algo de novo!

    grande abraço
    Beatriz

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou escritora, nem pretendo que me julguem assim, apenas ponho em palavras o que sinto.
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Beatriz!
    Muito interessante esse tópico!
    Certa vez, conversando com um escritor que sei que tambem o admirava, e pedindo orientação, Carlos Drummond disse: "Nenhum curso de pedagogia ou Letras, ou sequer a publicação de livros, faz do ser humano ser digno da responsabilidade de se autodominar escritor". Como deve saber Drummond foi um grande escritor, um dos meus preferidos, mas era antes de tudo um educador. Passou-me então que quando se tem um ímpeto de escrever, sabe-se usar das palavras e desperta uma idéia que brota e não sai da cabeça e se consegue transmitir essa idéia em palavras ou versos, deve-se escrever. Segundo ele, a escrita é um dom. Mas se auto denominar escritor, depois da era da informática, concordo que é difícil. Tenho lido poemas belíssimos, outros, mera imitação de jogar palavras, quase como um plágio e formar uma prosa ou um poema. Infelizmente estamos sujeitos a fazer a escolha certa e nos afastarmos destes que colhem palavras em poemas alheios e formam seu próprio poema.
    Minha opinião é a do Drummond! E sou muito criticada por admirá-lo e por ter tido a honra de conhecê-lo pessoalmente.

    Não vou me estender muito...mas você fez de sua primeira postagem uma belíssima reflexão. Além de comprometedora e valiosa.

    Parabéns, amiga!

    Um forte abraço

    Mirse

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante seu comentário Mirse. Acho que enriquece ainda mais nossa reflexão.

    Curiosamente, conheço alguns desses que se entitulam escritores, mas que não tem preocupação alguma em se aperfeiçoar na escrita... se acham os deuses ... e isso é deprimente..
    grande bj
    Bea

    ResponderExcluir