sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A literatura infantil

Foto de NACIVET


Nas visitas aos meus sites interessantes (na lista ali do lado), achei um artigo muito rico sobre a leitura. O artigo completo está no site DOBRAS DA LEITURA:

A especificidade da literatura infantilcomo instrumento de estímulo ao desenvolvimento da linguagem, de Amelia Fernandes Cândido (professora e psicopedagogamestre em Letras -USP)


"A interpretação de um texto literário pode ser feita de forma superficial — uma compreensão em seu sentido literal — ou de forma mais profunda. Esta última compreende capacidade de estabelecer relações entre texto e experiências de vida do leitor ou do contexto histórico, percepção do processo utilizado pelo narrador para expor pontos de vista, capacidade em perceber idéias e valores transmitidos, procura de significados latentes ou implícitos etc.

A literatura infantil estimula vários sentidos: seu estilo singular pode mostrar à criança uma nova gramática da comunicação sem regras muito fixas unindo, dessa forma, o verbal, o imagético e o sensorial. Quando começa a perceber uma relação entre imagem real, imagem representada e texto escrito, a criança começa a estabelecer associações e comparações com textos-vida: inicia-se um processo de plurissignificação de sentidos. O leitor descobre que é capaz de interpretar textos. Abre-se a diversas modalidades de discurso e percebe os recursos estilísticos utilizados pelo ilustrador e pelo autor. Consegue estabelecer uma relação entre as experiências prévias com o que está aprendendo e sentindo no momento. Torna-se não só um novo leitor, mas também um novo produtor de textos. O acesso a diferentes linguagens pode proporcionar um conhecimento da própria identidade. A consciência de nós mesmos depende não só da percepção das nossas sensações e da observação de nossas experiências pessoais mas, principalmente, da percepção do outro.

A compreensão de uma obra de arte literária pode envolver aptidão mas envolve, principalmente, desejos, pesquisas, análises, comparações e reflexões. A profundidade de leitura depende mais do preparo e da sensibilidade despertada no leitor do que de seu desenvolvimento intelectual.
A literatura infantil apresenta um discurso fértil, carregado de figuras de linguagem e de pensamento, de diferentes recursos estilísticos, de marcações temporais e espaciais. Especula os efeitos da pontuação e da vinculação do texto com a ilustração. É menos racional e mais criativa. Muitas obras resgatam aspectos históricos. Outras discutem ética, cidadania e a necessidade de harmonização do homem com o meio ambiente. Muitas são carregadas de pensamentos filosóficos que permitem reflexão crítica e conscientização, um repensar nos valores de vida. Outras podem servir de alavanca para textos mais complexos, o que permite comparações e análises em suas diferenças e similaridades.

Este aparato instrumental — a diversificação contida nesse gênero literário — trabalhado através de atividades de exploração, consegue tornar o leitor mais atencioso e observador das entrelinhas. Desperta a vontade de investigar, de descobrir, de pensar, de levantar hipóteses, de questionar, de debater, de argumentar. Facilita levá-lo a ser explorador das leituras: um espeleólogo das letras.
A literatura infantil pode ser um elemento facilitador na recuperação ou desenvolvimento do prazer de ler. O prazer em ler pode vir principalmente quando sentimos que estamos desvendando um segredo. Ao descobrirmos um dos fios, entre os muitos presentes, não resistimos à vontade de entrar no jogo e brincar. Daí, o fio cheio de nós e emendas que envolve nosso corpo, nossa mente, nossa alma. Ficamos presos na teia. Somos seduzidos... Não queremos mais sair dela.

A literatura infantil pode ser um elemento facilitador para uma instigação de sentidos que auxilie no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. A ludicidade presente nessa literatura pode quebrar de imediato alguns obstáculos que impedem a aprendizagem. A linguagem simbólica pode auxiliar a criança a lidar melhor com sua insegurança e auto-estima; os recursos visuais e grafotipográficos podem favorecer ao estímulo da percepção sensorial; as análises do processo de formação da estrutura do texto narrativo e do texto imagético podem ajudar a desenvolver a sensibilidade para uma compreensão semântica mais profunda. A tríplice convergência entre as linguagens verbal, visual e simbólica pode auxiliar o leitor a desenvolver a capacidade de leitura e de interpretação. Pode levá-lo a aplicar esse novo conhecimento na produção de seus textos.
Pode ajudá-lo a enxergar ... mais além.

É fundamental que as universidades incluam no currículo das Faculdades de Educação, a disciplina Literatura Infantil, proporcionando não só um conhecimento da história da literatura infantil, mas principalmente das estruturas emocionais e cognitivas que podem ser despertadas, além de estímulo ao desenvolvimento de diversas possibilidades de práticas pedagógicas.
Literatura é arte. Literatura Infantil é arte-educação. É preciso perceber e compreender as possibilidades de se trabalhar com esse novo objeto, cuja importância para a formação da criança cresce dia a dia. É imprescindível criarmos um espaço para que possamos conhecer e reconhecer, pensar e repensar nossas práticas educativas nas propostas de atividades com a literatura infantil.
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2 comentários:

  1. Muito interessante!
    O fato de elaborar associações, entre o real, a imagem e a leitura, é fantástica. Já que agora existe a didática própria para as crianças, poruqe não usá-las. Comecei a ler, quando criança em enciclopédias. O primeiro livro que caiu em minhas mãos foi "O CRIME DO PADRE AMARO", contava então com 9 anos de vida. Tudo que caia em minhas mãos ou que eu tinha alcance de pegar eu lia.
    Hoje cuido para que meus netos leiam o apropriado para a idade deles, respeitando o intelecto de cada um.

    Que bom que nesta postagem voce desperta novos valores.

    Um forte abraço

    Mirse

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  2. Nossa..
    Fui ler esse livro na faculdade.. e é bem forte para uma criança.. Questiona valores morais, sociais de maneira bem imponente..
    Realmente um artigo riquíssimo

    bjs

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