quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Conflito da escrita: CRIAR

- Tudo bem?
- Não, somente oitenta e dois por cento.
- Ora, mas porque essa raiva?
- Porque você é tão sem graça que não cria nada novo?
- Ah, porque antes do hoje já existiu tudo e não há.
- Não há novo?
-
Não, não existe como apagar. O ontem é conhecido e já não sou inerte a tudo.
- Mas então chame alguém que não conheça o ontem para escrever.
- Isso não é possível.
- Porque para escrever o hoje é necessário conhecer o ontem.


PROVOCAÇÕES

( Como criar algo novo quando tudo parece já ter sido criado? Como melhorar a escrita? Se opiniões diversas se formam a respeito... ora dizendo talendo, ora dizendo preparo, ora dizendo vontade individual)

BEATRIZ VIEIRA

3 comentários:

  1. Beatriz,

    Os escritos podem até ter os temas, mas cada um escreve e lê como sente, logo, tudo torna-se único.

    Há um lindo poema de António Gedeão no qual numa das estrofes ele diz:
    "Nas ruas ou nas estradas
    onde passa tanta gente,
    uns vêem pedras pisadas,
    mas outros, gnomos e fadas
    num halo resplandecente."

    Beijo,
    Inê

    ResponderExcluir
  2. Tudo já está criado, mas as coisas, quando se misturam, se transformam em inovações. A natureza estava toda criada, aí veio o homem mexer nela. Você, quem diria, vem de vossa mercê, uma maneira mais fácil de falar, creio eu. Tenho até algumas teorias linguísticas, mas não me atrevo a falar sobre elas. Não sou um estudioso do assunto, apenas alguém que imagina muito. Acho que tudo isso é apenas minha vontade individual, mas inspirada na sua individualidade provocativa. Por isso, criar é difícil, porque olho você e penso que já foi dito. Mas na verdade a palavra é complicada: quando penso que estou imitando alguém e descubro seu sentido, então me alivio por ter sentido diferente. É aí que "tudo bem" pra uns é cumprimento, mas para outros não passa de uma afronta. Acho que fiz um comentário louco. Mas loucura criada por mim e mais ninguém...

    ResponderExcluir
  3. este é um paradoxo, questão para debate filosófico...rs
    ja pensei nisto, até que ponto vai a originalidade, é possível uma grande renovação..?!
    acho que o que é possível é uma modificação da escrita, da forma, porém os conteúdos serão os mesmos, os que são eternos é claro...
    vejo-nos no período transitório, entre a forma antiga e a nova de expressão...
    bom pensamento!!
    bjs

    ResponderExcluir