quinta-feira, 28 de março de 2013

Mulheres na literatura


A MULHER NA LITERATURA
 
Com a comemoração do dia da mulher nesse mês que está terminando, podemos aproveitar esse tema para abordarmos a atuação da mulher também em uma determinada área artística: a literatura.
 
Começo citando a fala do escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder que há mais de cinco anos assessora cursos de formação de escritores por todo estado: “Em Santa Catarina, já há mais mulheres que homens escrevendo, e esta geração não esta para brincadeira: lota cursos e oficinas literárias, troca baladas por leituras e discussões, quer escrever e sabe porque escreve .Se hoje ecoam suas produções em coletâneas e blogs, quase todas querem debutar em voos solos.(...)”
Contrariando o número do restante do país, aqui em Santa Catarina somos maioria na escrita, mesmo passando por algumas adversidades, esse dado aponta um interesse e dedicação das mulheres em ter reconhecimento nesse tipo de expressão cultural.

Para as iniciantes na área literária, as convenções parecem influenciar um pouco mais na escolha de temas: na preocupação de “arranhar” sua boa imagem de filha, esposa, mãe, muitas evitam faz produzir obras que demonstrem valores diferentes dos padrões ditos corretos ou citar temas polêmicos.
É certo que com tempo, e com o avanço do entendimento de que nem toda obra é autobiográfica, essas ideias vão ficando para trás, e aí sim com mais maturidade, talvez até aquela que a vivência dos anos traz, nós mulheres conseguimos escrever com mais ousadia e sensatez. Mas independente da idade, acredito que podemos extrair muitos tesouros, que traduzido nos mais diversos gêneros literários acabam por expressar a fala dessas mulheres, que não são melhores ou piores que a dos homens, mas julgo serem dignas de também serem ouvidas.
Em outro aspecto, segundo a pesquisadora Regina Dalcastagnè, na própria escrita mais de 62% dos personagens criados em romances ainda são homens. Ou seja, a vivência do dia a dia da mulher não está sendo representada nos livros. E assim, se perde o registro histórico, que não está computando a mudança do pensamento feminino, e perdem os leitores, por não visualizar personagens sob o olhar feminino. Pensemos sobre isso!

Para encerrar, deixo aqui os parabéns a todas as mulheres. Principalmente para as artistas que com sua criatividade encantam nossos sentidos.

2 comentários:

  1. Seria essa agradável constatação reflexo do sexto sentido feminino, que as tornam naturalmente capazes de descrever com palavras a paisagem da terceira margem do rio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que cada pessoa tem habilidade para algo de bom... As mulheres escritoras podem aperfeiçoar isso em vários aspectos e descrever até mesmo o voar fora da asa de MAnoel de Barros.

      abraços

      Excluir