sexta-feira, 18 de junho de 2010

Em choque: Falecimento de José Saramago

Fonte: Terra

Morreu nesta sexta-feira (18) o escritor português e prêmio Nobel de literatura José Saramago, aos 87 anos, em sua casa, na cidade de Tías, Lanzarote, Espanha.
José Saramago havia tido uma noite tranquila e a morte ocorreu por volta das 8h desta sexta-feira, após tomar seu café da manhã ao lado da mulher, a tradutora Pilar del Río. Eles estavam conversando quando o escritor começou a sentir-se mal e logo depois faleceu.
José de Sousa Saramago nasceu na aldeia portuguesa de Azinhaga, província de Ribatejo, no dia 16 de novembro de 1922, embora no registro oficial conste o dia 18. Filho dos camponeses sem terra José de Sousa e Maria da Piedade, mudou-se para Lisboa aos 2 anos, onde viveu grande parte de sua vida.

_______________

Estou sem palavras: em choque.

4 comentários:

  1. Confesso que nunca li nenhum livro dele. Mas várias vezes estive com eles nas mãos em alguma livraria, folhando, lendo alguns trechos e decidindo se levaria ou não. Depois de assistir Ensaio Sobre a Cegueira e ver nos extras, a reação contida porém emocionada do escritor, minha vontade de lê-lo aumentou. Acabei deixando passar. Acho que é hora de começar.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Nota de Fernando Meirelles sobre Saramago.
    "A última vez que me encontrei com Saramago foi em Penafiel, em Portugal, em novembro passado, onde ele foi homenageado, mas na verdade tenho convivido muito com ele ultimamente pois a O2 Filmes está co-produzindo um documentários chamado José e Pilar, dirigido pelo português Miguel Mendes, sobre os últimos anos do Saramago e sua mulher. O filme é comovente de cortar os pulsos, vemos ali um homem brilhante que sabe que seu tempo está acabando e tem muita pena de morrer. O dia no qual ele pensava constantemente e que tentou adiar, chegou.
    Saramago era um homem lógico, dizia que a morte é simplesmente a diferença entre o estar aqui e já não mais estar. Combatia as religiões com fúria, dizia que elas nos embaçam nossa visão, mesmo assim não consigo deixar de pensar que adoraria que neste momento ele estivesse tendo que dar o braço a torcer ao ser surpreendido por algum outro tipo de vida depois desta que teve por aqui.
    A lucidez naquele grau é um privilégio de poucos, não consigo escapar do clichê mas definitivamente o mundo ficou ainda mais burro e ainda mais cego hoje.Fernando"
    Disponível em www.terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. ele tava mei veinho já...

    ele dava nó nos conceitos de 'deus'. ô veím quente!!! opa,friio! Brr!!!
    meus pesames Beatriz, um Saramago não nasce todo dia...

    ResponderExcluir
  4. olá beatriz
    coloque na sua lista de blogs, o meu, tem bastante coisa boa lá
    www.albumzutico.blogspot.com
    seja uma seguidora, será muito bem-vinda
    abraços
    Anderson

    ResponderExcluir