quarta-feira, 23 de junho de 2010

Originalidade na escrita

Tenho tanta facilidade em copiar o que os outros dizem, que originalidade no tempo em que vivo parece não ser algo muito requisitado. Tem Google, Wikipedia, Modelo do Word e por aí vai.

Originalidade na escrita para mim não parte de origem. Parece impossível escrever sem ter raízes em escritores lidos. Mas é como uma flecha contra a produção cômoda e rápida.

Originalidade para meus olhos é uma cirurgia minuciosa, um trabalho bem feito, detalhadamente elaborado. Por isso que não acredito muito em escritores que publicam livros a cada seis meses. É uma opinião que vai bater de frente com a lista dos mais vendidos, e é chata de ser defendida, pois ninguém abre mão de suas leituras prediletas, but...

É certo que as produções dos bons escritores são uma linha crescente, que aponta para a maturidade,e não quer dizer que as primeiras publicações sejam ruins. Eles parecem que vão delineando suas obras até explodir com um bestseller, e a partir daí o leitor percebe que a originalidade sempre esteve na sua produção.

Mas, sabe nem quero dar muitas explicações. Eu simplesmente estou deletando cópias e buscando meus preceitos, porque se todos forem iguais, perdemos nossa identidade. Campanha Seja Original, rsrs...

Escolhi essa imagem para ilustrar esse post... Está entendido?

Um comentário:

  1. Olá Beatriz. Realmente falta originalidade de muitos escritores, como em todas as áreas. As pessoas querem sempre o caminho mais fácil, com polêmica e falta de profissionalismo.

    Abraços. Lucio

    ResponderExcluir