quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Literatura: um comércio a parte

O comércio da literatura
Beatriz Vieira
Fonte: OLHAR ALTERNATIVO - Setembro/2009
Por mais que os artistas da escrita sem empenhem para representar a arte como algo intocável é impossível não admitir que os livros são objeto de consumo (muito menos do que devia, mas...).

No aspecto comercial, uma obra é vista como mais um produto que deve obter lucro. Com essa ideia é que se explica a escolha de muitas editoras nas publicações. Clássicos vendem mais e por isso são tão reeditados. Escritores que vendem milhões normalmente publicam um ou mais livro ao ano. Não é estranho? Ter tanta criatividade em tão pouco tempo? Não é um plano de sabotagem com os bons escritores: é só uma oportunidade sendo aproveitada pelo mercado editorial.

Artigo completo: OLHAR ALTERNATIVO

Um comentário:

  1. Boa tarde. Quanto ao estilo de trabalhar os diálogos em Saramago, já vi noutros autores também. Não me agrada muito deixar de marcar a fala das personagens. Contudo, não há como negar que Saramago é um excelente escritor com ou sem travessões e aspas. Não é o estilo que prefiro, mas acredito que sirva ao menos para fazer o leitor prestar mais atenção naquilo que está lendo.

    ResponderExcluir