sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Desenho animado ?

Desenhos & desenhos


O conhecido episódio 38 da série, "Denno Senshi Porigon" ou "O soldado elétrico Porygon", que deixou Pokemon famoso no mundo inteiro após sua exibição (embora negativamente), foi banido inclusive no próprio Japão.

Ash e seus amigos, estão com um Porygon em uma espécie de espaço cibernético e Pikachu usa o Choque do Trovão para explodir alguns mísseis. Para fazer a explosão juntamente com o Choque do Trovão, foi usado por diversas vezes um efeito em que a tela piscava em vermelho e azul a uma freqüência de 12 Hz durante 4 segundos.

Vários telespectadores passaram mal, tiveram visão manchada, dores de cabeça, tonturas e náuseas. E centenas de pessoas (375 meninos e 310 meninas) tiveram ataques epiléticos, convulsões e perda de consciência. Uma das crianças ficou internada em um hospital por cerca de três semanas. Porygon nunca mais apareceu no anime, somente no "Quem é esse Pokémon?" do episódio número 39, nos jogos e nos filmes .

O episódio continua banido, porém ainda é considerado o mais popular episódio da série no Japão devido ao ocorrido.
Fonte: Wikipedia
_____
Comentários:
Pode ser que pensem: "Lá vai mais um publicar essa onda de mensagens subliminares e fazer especulações fantásticas sobre essa notícia", que já é bem antiga.
Mas não! Meu intuito é trazer uma proposta de reflexão sobre os conteúdos que estão sendo divulgados para crianças. Também não sou adepta de ver maldades em todos os desenhos animados, histórias infantis, etc.But...
Nesse caso do Pokemon, que ocorreu a vários anos atrás fica bem claro que a audiência era mais importante para o criador da série japonesa, do que a diversão (e porque não dizer a saúde?) dos seus expectadores.
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário