quarta-feira, 10 de junho de 2009

Usina de Sonhos - Exemplo

Não precisa nem comentar muita coisa. Atitudes como essas são melhor que palavras:
EntreVersos
(lançado em 12/12/2006 – Dois Córregos)
A proposta é promover a inclusão cultural do ser humano através da poesia, alicerçando uma sociedade mais humana, sensível e cidadã, estimulando o surgimento de novos talentos. A concretização desses anseios projetará Dois Córregos como cidade referência, em se tratando de uma nova forma de viver.

O EntreVersos pretende envolver a população local no incentivo à participação do universo poético, despertando o interesse pela leitura, aguçando o pensamento crítico, estimulando as produções e manifestações culturais.
Propõe ainda multiplicar o projeto, a fim de que sensibilize e envolva outras cidades da região, expandindo-se por todo o Estado de São Paulo e até mesmo pelo território nacional, angariando parceiros e contagiando comunidades.
Ainda no bojo deste projeto está a busca de novos talentos, que possam se transformar em formadores de opinião e geradores de massa crítica atuante.
Atividades iniciadas
O projeto está sendo introduzido com sucesso em vários segmentos da vida de Dois Córregos. Já conta com a participação efetiva da comunidade.

EntreVersos nas escolas
Envolvimento efetivo dos professores, na disseminação do projeto entre os alunos de todas as faixas etárias.

Nas indústrias
Empresários dão condições aos funcionários a que participem de forma concreta do projeto, abrindo espaço para criação de poemas, os quais são depois fixados em murais ou escritos nos muros.
Na penitenciária
As reeducandas da Casa de Detenção, em Dois Córregos, também já foram contagiadas pela poesia. Também ali foi aberto um espaço para que as detentas possam escrever e manifestar os sentimentos por meio da poesia. Seus poemas são lidos e publicados nos folhetins e jornais da cidade.

Nos hospitais
A poesia também vem contribuindo, em Dois Córregos, para a recuperação dos doentes. Nos hospitais da cidade, o EntreVersos também está presente, amenizando as dores e levando lirismo e alegria ao ambiente hospitalar, entre médicos, enfermeiros e funcionários.

Nas Igrejas
Por meio do EntreVersos, a poetice penetrou ainda os templos religiosos, sendo acolhida com fervor pelos líderes e praticantes. Antes ou durante o ato religioso, eles declamam poesias como mais uma forma de aproximação com Deus.

Nos campos
Nos canaviais e nas plantações, agricultores cantam poemas enquanto aram a terra e lançam a semente. O EntreVersos vem mostrando ao trabalhador rural, em especial, o cortador de cana, que sol e suor podem rimar.

Nas lojas do comércio
A proposta do EntreVersos não tem fronteiras ou limites. Nas lojas, nas agências bancárias, no transporte público, vendedores e prestadores de serviços procuram, fazendo trovas, atrair a clientela e fazer o trabalho mais agradável.

No clube de terceira idade
Os integrantes da chamada Melhor Idade também aderiram ao EntreVersos... Outras entidades reconhecidas e de representação social também estão criando versos, além dos moradores.

2 comentários:

  1. Considerando tudo o que foi dito, fico sem palavras, Bea. Posso colar a letra de "Pão"?
    "
    Num momento
    Já não basta sermos jovens, termos tempo
    Os sonhos
    Em cada época da vida são diferentes
    O amor
    Não é mais a única procura da gente
    Há muitas coisas além de querer ser feliz
    Crianças
    Vão crecendo e dão um outro sentido
    Ao prazer
    O privilégio de fazer o pão..."

    ResponderExcluir
  2. Que pena!! Vi que Dois Córregos é tão distante daqui...Eu sou de Duas Estradas. Conhece? 10% da população de Dois Córregos. Lá tem vinte mil e poucos habs, cá dois e uns quebrados...

    Lindo Blog. Sucesso,

    JC

    ResponderExcluir