terça-feira, 26 de maio de 2009

Julio Cortázar Inédito!

Atenção, atenção! Novidades sobre um dos melhores contistas da literatura mundial!

Julio Cortázar ressurge em livro de inéditos 25 anos após sua morte
Fonte : O GLOBO - 26/05/2009
MADRI - Mais vivo do que nunca no 25º aniversário de sua morte, Julio Cortázar está de volta. A editora Alfaguara apresentou nesta segunda-feira em Barcelona o livro "Papéis inesperados", uma miscelânea de textos inéditos do escritor argentino recuperados de seu acervo pessoal.
De concreto, são quase 500 páginas, nas quais se incluem contos desconhecidos, versões diferentes de relatos, um capítulo nunca publicado do "Livro de Manuel", artigos para jornais e poemas. "O leitor que colecciona Cortázar vai ter agora sua obra completa", explicou Carles Alvarez Garriga, editor do livro. "Este volume é o Cortázar definitivo."

Os textos, muitos deles manuscritos, estavam em cinco caixas sob custódia da viúva do escritor, Aurora Bernárdez, na casa em que viviam em Paris. Foi na capital francesa que Cortázar morreu, aos 69 anos, em 1984, depois de ter legado algumas das criações mais emblemáticas da literatura latino-americana, como "O jogo da amarelinha", "Bestiário" e "Histórias de cronópios e de famas".
Em "Papéis inesperados", os escritos dispersos na temática e no tempo foram agrupados em três partes: narrativa, textos jornalísticos e experiências pessoais. Por último, foram incluídos textos de difícil classificação. "No livro existem relatos surpreendentes, nos que se pode ver como Cortázar aprendeu a escrever", contou Garriga.

No volume também se encontram reflexões sobre arte, pintura, fotografia, música e textos políticos, como os que escreveu sobre o Chile e os desaparecimentos durante a ditadura militar na Argentina. Na opinião do editor, a publicação motivará os leitores a reler a obra de Cortázar. "Sua figura não necessita de recuperação; ele é um autor que se lê e se edita constantemente. Mas esses 'Papéis inesperados' podem contribuir para que muitos leitores refresquem a memória e voltem àqueles livros que descobriram quando eram jovens ou adolescentes."

Segundo a editora, "Papéis inesperados" será publicado em toda a América Latina até o fim de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário