quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ponto cego?

Postagem de 2009... Poste de novo em 2013. Interessante!


É necessário conhecer os nossos pontos cegos.
Quando os noticiários a um tempo atrás começaram a falar sobre aviação explicando como funciona o tráfego aéreo, uma expressão me chamou a atenção: o "ponto cego", que muitas vezes também é usada para a visão dos espelhos de carros. Um ponto onde a visão não alcança, onde o radar não localiza...
Mas aqui estou falando sobre nossa alma. Aquele lugar onde não conseguimos enxergar os males que convivem conosco que pode ser o convívio com uma pessoa destrutiva, um trabalho desprazeroso, uma escolha errada, hábitos não saudáveis e tantas outras coisas que de alguma forma estão ali, do nosso lado e não percebemos. Nosso radar não consegue ver de imediato. Para essas coisas se faz necessário muita reflexão e maturidade.
Com esse tema é que cito um trecho livro Auto-engano (Eduardo Giannetti)

" As mentiras que contamos para nós mesmos não trazem estampadas na fronte as suas credenciais. A análise dos caminhos suaves do autp-engano ajuda a elucidar o enigma do sofrimento que tantas vezes nos causamos a nós mesmos e uns aos outros - a metamorfose de promessas sinceras em traições obscenas na vida privada e a alquimia de certezas contagiantes em equívocos monstruosos na vida pública." (GIANNETTI,2005. p.146)

6 comentários:

  1. Pois é...ontem ainda conversamos sobre esse assunto.
    Me empresta o livro? (rsrsrs)

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente ando a fim de ler livros desse tipo: que me façam pensar e me conhecer mais.

    ResponderExcluir
  3. Exacto, só quando temos total consciência de tudo o que somos, muitas ezes encontramos esse "ponto cego" que pode muitas vezes justificar certas acções que não achamos nossas ou que simplesmente não notamos que as fazemos...

    Parece ser um livro bastante interessante =)

    abraço,
    Sofia Duarte

    ResponderExcluir
  4. Beatriz,
    vim agradecer a visita e me deparei com esse tema tão profundo que me fez parar e pensar qual seria meus pontos cegos…
    Vou procurar esse livro para ler e pensar bastante sobre esse assunto que você abordou aqui, “engraçado” que eu nunca havia parado para pensar sobre isso.
    Muito obrigado pela visita, vou segui-lá porque de cara já me identifiquei com seu blog que traz muitos assuntos interessantes.

    Bjs e até breve,

    Questionadora

    ResponderExcluir
  5. Olá ,
    Realmente é um livro muito bom! Traz o processo de auto engano desde as origens mais remotas chegando a cegueira da alma.
    Obrigada pelos ricos comentários.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Bacana saber que visitou meu blog Beatriz! E sim, Kafka é absurdamente genial!

    ResponderExcluir