quinta-feira, 9 de abril de 2009

O exemplo vem de cima

Cientificamente já foi provado que a leitura traz inúmeros benefícios para um indivíduo. E ainda assim, o índice brasileiro de livros lidos ao ano não passa de 5 livros/ano.E porque esse desinteresse todo? Falta de bibliotecas ? De pessoas alfabetizadas? Falta de tempo? Eu definitivamente não acredito nisso.
Tentei imaginar não gostando de livros. Algo que aprendi a amar desde criança...aí consegui uma pista!
Vejamos as influências do meio em que vivemos:
Um país que tem como presidente uma pessoa que se vangloria de não ter cursado universidade, que tem uma fama de carregar mais copos que livros definitivamente não é o modelo de leitor que queremos. Imagine que essa pessoa não seja presidente, mas somente um pai. Você acha que seu filho iria se interessar por leitura?
Agora, vejamos em nossas casas, ou até mesmo dentro das escolas. Quantos diretores e até professores se custam para ler algo diferente do obrigatório?
Com um olhar de criança percebemos o quanto é desmotivante a leitura. Porque o exemplo vem de cima. Por isso, sem preconceitos políticos, coloquei essa foto na postagem para que fique registrada como uma das cenas que deveria se repetir mais vezes.

8 comentários:

  1. Realmente as crianças geralmente gostam de ver tv ou jogar consola do que se deliciarem com um livro...muitas vezes a desmotivação começa em casa...

    Há alguns pais que leêm para os seus filhos antes de deitar para que comecem a ter gosto pela leitura, mas é preciso que os pais tenham tempo para os filhos, o que se vê cada vez menos...
    abraço,
    Sofia Duarte

    ResponderExcluir
  2. Olá Beatriz!

    Claro que o exemplo vem de cima. Na minha família foi assim. Passei o hábito da leitura e o amor ao livro, para minhas filhas que até hoje fazem disso uma rotina diária.

    Querida,

    Uma Feliz Páscoa para você e todos os seus.

    Beijos

    Mirse

    ResponderExcluir
  3. Cara Beatriz,

    Sou professor universitário, mas antes disso vim de uma família humilde, simples, tal como a do Lula: meu pai era migrante nordestino, e metalúrgico no ABC.
    Como professor universitário vivo no meio de gente que veio da elite, de famílias letradas e cultas e que, bem, não são pessoas, digamos, maravilhosas... Já vi o Lula discursando na inauguração de uma universidade pública, coisa que o antecessor dele, pessoa com muito mais estudo, não fez, e o discurso dele, você sabe, foi muito melhor que o do magnífico reitor. Ou seja, cuidado ao julgar um livro pela capa, ou uma pessoa pelos comentários que fazem sobre ela. As pessoas, no Brasil, que podem comprar livros, são as mesmas que comandam na TV algo como Big Brother, com o intuito claríssimo de alienar a massa (ou não?)...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Dedalus,
    Não estou falando de classe social, opinião política ou grau de instrução. Estou dizendo que nosso presidente não é um leitor. E consequentemente não dá bom exemplo. Não estou discutindo a competência dele.ok
    Quanto aos discursos, não seja inocente de pensar que é ele quem escreve.Dado devido valor a seu reconhecido carisma e popularidade, nós sabemos que sãp assessores que preparam os seus pronunciamentos.

    Saudações

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu concordo com a Beatriz...até porque ela não está discutindo a classe social de que veio nosso presidente e sim o fato de ele não ter o hábito de ler, assim como muitos ídolos do esporte, da música, das telinhas.
    Adoro ler e dou todos os créditos a meu pai e professores que sempre me incentivaram e proporcionaram o contato com essa maravilhosa maneira de conhecer o mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  6. Cara Beatriz,

    O Lula que eu vi não estava lendo um discurso, ele estava falando de improviso. Mas não é esse o ponto do meu comentário. Pessoas humildes, que não lêem, podem incentivar os outros a lerem - foi o que meu pai fez comigo, comprando livros para mim. E é o que o atual presidente faz ao inaugurar universidades públicas, coisa que poucos políticos fizeram. E o que é mais importante: dar o exemplo ou agir?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Querido,
    Não vou me estender mais pois percebi que o seu ponto de vista é político, algo que nada tem haver com o foco aqui do blog.
    Saudações literárias

    ResponderExcluir
  8. Cara Beatriz,

    De certo modo toda escolha é política. A da foto que você pôs para ilustrar a postagem, por exemplo: você poderia ter escolhido um jogador de futebol, que ganha milhões sem ter estudado, ou uma modelo, que esses sim parecem ser mais influentes sobre a garotada. Mas eu não estava necessariamente falando de política: você é que leu assim (e essa é uma leitura válida). Devo dizer que, no entanto, eu fiz em meu blog um comentário quase igual a esse que fiz aqui, falando sobre o filme "2 filhos de Francisco", e que não tem política nenhuma no meio: eu falo de escolhas que as pessoas fazem, para si e para seus filhos, tal como as que fizeram meus e seus pais e as que você e eu fazemos.

    Deixando as diferenças que temos de lado, creio que você pode se interessar por uma citação que aparece (meio que "en passant") no blog do Hermenauta sobre a não-existência de hábito de leitura no Brasil: o link é http://ohermenauta.wordpress.com/2009/04/13/marginal-revolution-auriverde/ e a citação aparece no meio do texto, em inglês.

    Um abraço!

    PS: podemos discordar, mas eu ainda considero um prazer acompanhar seu blog.

    ResponderExcluir