segunda-feira, 27 de abril de 2009

Torna-te quem tu és

Entre tantos assuntos abordados nesse blog, eu estava devendo falar desse cara: NIETZCHE
Para me ajudar, indico esse vídeo do Café Filosófico. Por favor, veja esse vídeo: é muito bom!
Levo a leitura quase como uma profissão, e para isso tive bons resultados com esse filósofo alemão.
"O homem construiu uma imagem muito longe daquilo que nós somos".
Entre tantas coisas ricas que posso compreender com ele, uma das melhores foi a de poder desconstruir verdades absolutas. A possibilidade de questionamento daquilo que não é, mas que a massa diz que é.Com Nietzche eu pude ser algo totalmente original,e mesmo que todo o mundo fantasie erros, eu posso construir os meus erros e acertos.
Ficou com fama de desequilibrado e doente porque acabou com dogmas e poder de muitos, principalmente dentro da religião, assim como muitos filósofos.
Mas mesmo com tantas críticas, ele é um passo no encontro de si mesmo. E ponto!

6 comentários:

  1. Sim, era um Homem e tanto...Digno de um "H" grande... Pois não são aqueles que são diferentes que mudam o mundo, mas sim aqueles que são o que são sem mais nada...

    Apenas o que se é faz grandes Homens e Mulheres...Sem aquelas máscaras da sociedade e medos que o mundo vai criando à volta de frágeis e mediocres vidas...

    Não estando num mundo de fantasia, à parte...Mas sim vendo o mundo como realmente está, não querendo moldar quem realmente somos apenas pelo que nos rodeia...

    :) fiquei um pouco inspirada e só saiu palavreado...

    Abraços Bea...

    ResponderExcluir
  2. Por vezes o ser de cada um incomeda o outro , principalmente se não se é uma pessoa politicamente correcta.

    beijinhos amiga e uma otima semana para ti

    ResponderExcluir
  3. Bea, que vídeo! Até gravei no Real para rever sempre.

    Nietzche, dividiu, a meu ver o mundo na era pre e pos Nietzche.

    Seu cérebro ampliado, deu-nos a sabedoria de conhecer o mundo de uma outra forma, mas de maneira simples, filosófica, sim mas sem aqueles enormes diálos entre ´Sócrates e Platão. Ele criou uma filosofia entendível e cabível ao ser humano do devir. Daqui para a frente, acho difícil surgir outro grande filósofo como ele o foi.

    Parabéns pela bela matéria enriquecida pelo vídeo.

    Beijos

    Mirse

    ResponderExcluir
  4. Torna-te quem és...

    Treva Treva Treva
    Luz Luz Luz...

    mas, enquanto esse dia não fica de todo claro, sigo pensando bobagens, tipo, que sou diferente dos outros apenas porque gosto de ler, etc. E além disso, a vida é breve, minha cara, brevíssima. Mas a irmã do filósofo tb o "conhecia"...gostaria de saber o que ela pensava sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal,

    Realmente esse filósofo é um dos grandes pensadores que norteia nossa vida hoje.

    Quanto ao comentário tendencioso sobre a irmã dele.. não sobraram provas para os dias atuais, enquanto que a produção do mesmo supera os "disse-me-disse" de Nietzche.

    Veja o vídeo e conclua !

    ResponderExcluir
  6. Vi uma coisa no vídeo que chama a atenção: Viviane é inteligente! Viva a Viviane!

    ResponderExcluir