domingo, 12 de abril de 2009

Máscaras da sociedade

IMAGENS


Primeiro, vamos ler um conto extraído do livro MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS, DE CLARISSA PINKOLA ESTÉS

"Um homem foi a um alfaiate, para experimentar um terno. Parado diante do espelho, ele percebeu que o colete estava um pouco irregular na parte inferior.
- Ora – disse o alfaiate – Não se preocupe com isso. Basta você puxar a ponta mais curta para baixo com a mão esquerda, que ninguém jamais vai perceber nada.
Enquanto o cliente fazia exatamente isso, ele notou que a lapela do paletó estava com uma ponta enrolada em vez de estar rente.
- Isso? – Perguntou o alfaiate. – Isso não é nada. É só você virar a cabeça um pouquinho e segurar a lapela no lugar com o queixo. O freguês obedeceu e, quando o fez, observou que a costura de entrepernas estava meio curta e que o zíper lhe parecia um pouco apertado demais.
- Ora, nem pense nisso. Puxe o zíper para baixo com a mão direita, e tudo vai ficar perfeito. – O freguês concordou e comprou o terno.
No dia seguinte, o homem estreou o terno com todas as alterações de queixo e mãos. Enquanto ia mancando pelo parque, com o queixo segurando a lapela no lugar, uma das mãos puxando o colete, e a outra mão agarrada ao zíper, dois velhos pararam de jogar damas para vê-lo passando com dificuldade.
- Meu Deus! – disse o primeiro velho. – Veja aquele pobre aleijado!
O segundo homem refletiu por um instante antes de sussurrar:
- É, ele é bem aleijado mesmo, mas sabe o que eu queria saber... onde será que ele comprou um terno tão elegante?"
Assim como no livro citado acima, esse conto é um modelo do quanto a imagem é que importa para muita gente. Mesmo que para isso esteja mancando, doendo e se remoendo por dentro.
E isso vemos o tempo todo, gente que para bancar uma aparência suporta dores, angústias e desconfortáveis situações para manter uma postura, um relacionamento, uma imagem falsa para os outros.
Veja o que Clarissa comenta :
" A atitude do segundo velho constitui uma reação cultural comum diante daquele que desenvolveu uma persona impecável, mas que tem que se aleijar toda ao tentar mantê-la .(...)Quando agimos assim, a vida se encolhe e o preço que pagamos é muito alto." pag 345

9 comentários:

  1. Olá Beatriz!
    "A MULHER QUE CORRE COM OS LOBOS"
    é meu livro de cabeceira. Já o li, reli e fica ali para de vez em qundo reler outra passagem. Dei um para cada filha. Porque eu mudei depois que li esse livro.
    Essa passagem é muito interessante, a psiquiatra junguiana, mostra , não só nessa mas em outras, como o ser humano deixa de ser feliz ao se preocupar com o exterior apenas.

    Bela indicação.

    Tomara que as pessoas que acompanham seu blog, se interessem. Porque o livro é interessante, narrado em forma de estorinhas, e se bem lido, prende e há mudanças.

    Beijos

    Mirse

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirse!
    Realmente é um ótimo livro! Com uma leitura leve mas com temas bem profundos!
    Lindo mesmo
    bjs
    e ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Bea!

    Isso me fez pensar no quanto a preocupação com a imagem faz destruir a essência de cada ser.

    Um beijo,
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Realmente cada vez mais nesta sociedade consumista as pessoas ligam cada vez mais às aparência e acabam por destruir as suas vidas, ficando num enorme vazio sem saberem que realmente são...E tudo apenas para se sentirem aceitadas pela sociedade, não sentirem o mundo contra elas... é uma pena o mundo ser assim, era bom que mudasse...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada queridas pelos comentários.
    A gente sabe que a imagem abre portas e que devemos ter certa sensatez nisso, mas é bem como a Inês postou. Não mostramos nossa essência e aquilo que realmente somos quando paramos da aparência.

    Beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Gente que preza a aparência? Existe aqui? Viver de aparências, é isso? Não, não deve ser, não é a nossa realidade. Criciúma não tem isso. Será que tem? Se tem não parece, não é mesmo? Nossa cidade parece tão intelectualizada, não se consigue perceber pessoas que priorizem um carro importado em detrimento de seu próprio desenvolvimento cultural (uma graduação, pós, etc.). É, não deve ter. Pelo menos não se vê por aí. Vamos parar agora (o oculista está chegando para uma avaliação de toda a redação).

    ResponderExcluir
  7. temos que lançar olhares mais profundos emenos obl´quos se quisermos enxergar além do óbvio. as aparencias são um emaranhado de máscaras sobrepostas...
    grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente na sociedade de hoje quem não é bonito, charmoso ou pelo menos que saiba aparecer, não vinga muito não!
    quantos artistas estão a ser passados por gente que é modelo sem cursos de teatro e representação?
    quantos apresentadores de programas por serem bonitos , ficam à frente de gente que há anos faz televisão?
    Quantas vezes me pergunto se as pessoas que têm orkut ou hi5 adicionam mulheres e homens feios?!!!claro que não!!!
    As pessoas hoje são carne de talho...primeiro o corpo a imagem , depois e muito depois o que está dentro da cabecinha ...e é se é que isso interessa para alguma coisa.

    Hoje em dia tristemente o embrulho é tudo!


    hoje não estou nos meus dias e apetece-me ralhar :P

    como reparaste voltei amiga, beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelas contribuições de todos;

    XAna, que bom que voltou.. senti sua falta
    bjs

    ResponderExcluir