quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Sobre os blogs...

Trecho de Fabrício Carpinejar, disponível em Cronópios
Artigo completo: Epístola aos Blogueiros

"Há a idéia equivocada de que todos os leitores do mundo estão esperando sua publicação, que basta acenar para a luz do sol que imediatamente será linkado, sugerido, alardeado. Ao deixar minha casa, não recebo nenhuma proposta sedutora no caminho. Nunca encontrei nenhum editor no metrô. O que me leva a constatar que o blog é o metrô da internet.
Escrever na rede é uma tentativa de suicídio, chamar atenção dos outros para a nossa carência. Um aviso escandaloso da nossa fragilidade. Pensando bem: publicar é um suicídio frustrado. Quando o ímpeto de sair da vida é usado para entender a própria vida e as dificuldades enfrentadas pelos demais autores.
Uma das virtudes do blog é justamente sua provação. Agüentar os contratempos no osso. Ver que não é um elogio que o fará continuar, muito menos uma crítica que o fará desistir. Que nascer para a letra é amar a insuficiência. O escritor se sucede progressivamente. Melhora. Estar sozinho é ainda estar povoado. Povoado por dentro. Pelos personagens, pelas histórias familiares, pela observação aprofundada dos seus arredores. Só quem foi fantasma um dia poderá alimentar seus fantasmas. "


4 comentários:

  1. Blogar é um serviço sujo... Mas alguém tem de fazê-lo!

    ResponderExcluir
  2. "Blogar" pode até ser serviço sujo em noventa e nove vírgula nove porcento dos casos. Mas também é asséptico, em blogs como esse da Beatriz: limpo, sensato, objetivo e que dispensa frequentemente comentaristas do meu naipe.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta epístola. Lembro no entanto, que quem não tem como encontrar reconhecimento, a saída é o blog. Não é o meu caso, pois escrevo desde os nove anos, e nas mudanças da vida, fui perdendo minhas memórias citadas em versos. Fui encorajada a abrir um blog e escrever. Fiz e não me arrependo. Pelo menos conheci você, Beatriz.
    Os textos de blogs, já estão sendo estudados em muitas faculdades!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  4. Beatriz,


    Há blogs que expõem intimidades, com apelos extra-literários ( ou para-literários), e há blogs literários. Que seriam, com proveito para editores de visão, revertidos / convertidos / traduzidos / transpostos em excelentes livros. O raciocínio do Fabrício está certo. Mas há uns poucos blogs que são literatura quase em estado puro.



    Abraços,


    Marcelo.

    ResponderExcluir