segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Carta de Beatriz Vieira

Prezado leitor,

Hoje aos 26 anos e após 10 anos desde a primeira escrita, creio que possa deixar uma carta para você.
Quando inexperiente nessa arte, fiquei escrevendo como que desabafos para que um fantasma (alfabetizado) pudesse ler e assim me sentir compreendida.
Entretanto a bagagem escolar e de leitura, e de músicas que incluíam os livros da série Vagalume, e de discos de meu pai de Clara Nunes e Elis Regina, e dos diários de minha irmã, e das inúmeras enciclopédias lá de casa me fizeram ter desabafos um pouco mais criativos.Eu brincava com as palavras, deixando um pouco de lado o significado delas e enbaralhava a “vida” que elas tinham.
Com o tempo a gente aprende um pouco. Um dos livros que mais me fez aprender, especificamente sobre poesia, foi A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade (carinhosamente abreviado de CDA).
Profissionalmente não optei para o lado da escrita, preferi Comércio Exterior, pois pensava: “aos 20 anos não há livro que eu escreva que vá pagar minhas contas...”.Aos poucos o universo de competitividade das empresas me fez sentir a vontade com a escolha que havia feito na universidade.
Contudo, os livros me perseguiam. Minha carteirinha da biblioteca, já nos tempos de Comex, era muito bem usufruída. Sei até hoje de todas as regras de empréstimo: máximo 5 livros para alunos de graduação, empréstimo por 7 dias podendo renovar uma vez mais.(multa de R$ 1,00 por dia).
E essa sina de viver agarrada aos livros me fez pensar em estudar um pouco mais para melhorar mais meus escritos... E fui atrás: concursos literários, oficina de escritores, faculdade de Letras.Não necessariamente nessa ordem.
Hoje continuo aqui, escrevendo cartas, poesia, falando de livros e desse mundo literário. Planejo um novo livro, mas que seja melhor que o primeiro.
Reconhecimento? Lógico que sim! Eu reconheço que tenho uma habilidade e que, independe do dinheiro que vou ou não ganhar com isso. Se me copiam, criticam ou invejam.. Eu vou continuar aqui aprendendo e escrevendo.

Beatriz Vieira 04/08/2008

3 comentários:

  1. O quê? Tu lia os meus diários?
    Tô boba...te pego qdo chegar aí.
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz,
    desse jeito, seu percurso nas letras vai longe!
    Sucesso.
    Vamos nos visitar de vez em quando.
    Um abraço,
    Aníbal

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, menina vá em busca do qeu vc deseja e almeja, sinto de vc muito sede, e tambem muito de se mostrar a autenticidade qeu ha em vc....parabens

    ResponderExcluir