quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O mundo


“ Vistas à distância, todas as vidas nesse planeta formavam uma só. Como um único organismo vivo. Um objeto estranho: uma coisa pulsante de vida em meio ao espaço vazio.
Quem reparou em Jenny e em seu destino quando a foto foi tirada da Lua? Que importância tem uma formiga no meio de muitos bilhões delas? E, no entanto, com sua consciência, Jenny de certa forma abarcava o mundo todo.
Quando eu morrer, pensou, o mundo inteiro morrerá comigo. E um outro mundo será deixado para os outros. O mundo é aqui e agora- em algumas semanas ou meses ele terá desaparecido...”
(O diagnóstico, do livro O PÁSSARO RARO, de Jostein Gaarder, 2001. P. 55)
PROVOCAÇÕES:

Posso apontar falta de amor, de respeito, de segurança e vários outros aspectos do mundo moderno, mas seria tão repetitivo...tão chato falar de tudo isso de novo!
Eu não responderei nunca porque quem deve pensar é você.A mensagem deve provocar o leitor.
Eu tenho minhas respostas no baú das cartas. E Jenny tinha as dela. E você ?

5 comentários:

  1. Muito bom.
    Para mim, o pensamento é capaz de respostas muito mais urgentes do que podem dar a partícula de bósson ou teorias de multiverso.

    ResponderExcluir
  2. Querida Beatriz,

    O seu blog é bonito, inteligente, sensível e nos convida a pensar.

    Voltarei sempre!

    Um beijo carinhoso,
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro , mas para nós a nossa vida é tão intensa tão unica, tão nossa , mas vista do universo somos um só e tão insignificantes...aplica-se a teoria da relatividade!!
    Mas é bom mesmo que vivamos intensamente , senão tenho ideia que se nos achassemos insignificantes isto seria uma desgraça.
    beijoca ^^

    ResponderExcluir
  4. Puxa..realmente essa era a minha intenção.. Fazer pensar.. Párar para refletir.
    Talvez eu tenho bons argumentos que faça cada um pensar sobre nossa existência nesse mundo, mas seria algo tão meu que deixo para vocês fazerem sua própria história sobre esse trecho do livro.
    abraços

    ResponderExcluir