quinta-feira, 8 de março de 2012

O silêncio que fala

Seguindo a postagem de ontem, venho reforçar a ideia de como podemos tirar boas conclusões com uma reflexão.
Na vida prática nem sempre o silêncio trará boas respostas, mas vale a pena tentar.  Ele poderá dizer omissão, despreocupação, revolta, raiva ou até desistência.  O silêncio pode ser até mesmo uma carta ao avesso. Um longo escrito que necessita de repouso e coragem para ser lido.
Entender que silêncio é um distanciamento do que estava sendo feito todos os dias. Uma criança que todos os dias chama pelo pai e de um dia para o outro silencia é um exemplo bem simples dessa lacuna que passa a ocorrer e que só quem tem sensibilidade consegue perceber. Fico imaginando quantos milhares de pessoas passam a vida inteira e não se ouvem, não se entendem e produzem tantos conflitos ao seu redor por conta disso.
E aprender a silenciar é uma ação muito complicada, porque não é só uma atitude de se calar. Se fizer somente isso, a alma gritará e pode ser que ela traga algumas emoções até então desconhecidas. Silenciar é acalmar também a alma, e aqueles músculos do ombro que soltam o pensamento.Girar uma chave para desligar e se ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário