terça-feira, 7 de setembro de 2010

Eu não recomendo

Mais uma republicação de meu blog... Essa é de 2009.
Bem oportuno para o dia!

Sabe aquela expressão? Para cada sim, existe um não!
Essa é uma verdade para nossas escolhas na vida, assim como nosso posicionamento a respeito de qualquer tema, inclusive os polêmicos.
Mas há muita gente que prefere não opinar, ou pior não escolher por nenhum dos lados quando se trata de assuntos complexos.
Em um livro que NÃO RECOMENDO ler (e por isso nem vou citar o nome) o autor aconselha que você não seja assim tão "opinioso" porque isso afasta as pessoas. Ele ainda diz que não devemos fazer críticas pois você perde a confiança do outro.
É a mesma coisa que dissesse: - Mesmo que eu estiver errado, continue me apoiando e sendo omisso.
Eu prefiro a postura defendida pelo psiquiatra Paulo Gaudêncio: o amigo fala pra mim , o inimigo fala de mim.

E quanto a abordar temas difíceis na escrita, creio que seja uma habilidade a ser desenvolvida que exige sensatez para expor com clareza os argumentos de um dos lados, que nem todas as pessoas conseguem desenvolver.
Mas refletir: isso NUNCA, nunca deixar o outro pensar por você.



5 comentários:

  1. Sabe, é isso que acho nojento no mundo adulto...essa coisa de passar a mão na cabeça, de ser falso pra ser visto como amiguinho, como querido.
    É bem fácil ouvir o que queremos, mas não é o mlehor.
    Eu ainda prefiro a verdade, por mais que doa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bea, saudades de ti!

    Andei meio dodói, mas estou bem.

    Quanto à sua postagem, acredito que em trantando-se de livros, claro que a crítica é dura, mas é construtiva. nos ajuda a melhorar.

    Já em comentários de blog, penso que se não gostou, não comente, mas comentar ofendendo não acho certo. Pois expõe não ao crescimento, mas à uma agresssividade desnecessária.

    Ou será que estou errada?

    Beijos amiga!

    Mirse

    ResponderExcluir
  3. Embora eu ame certas imagens, a propósito de um post anterior que que traz uma reflexão sua acerca de apegos a imagens, e as veja e reveja, não importando se as encontro em livros, revistas. blogs, também Nunca permito que outra pessoa reflita por mim. Se quiser refletir junto, tudo bem.
    Eu não recomendo ler os livros que eu não li...então não recomendo Drummond nem Garcia Lorca.
    O post está provocante...você sabe provocar quando quer. Uma pérola das arábias para você:
    "Não se justifique, os amigos não precisam, os inimigos não acreditam." (Provérbio árabe)

    ResponderExcluir
  4. Passei horas sentindo-me um perfeito idiota, por confessar não ter lido o Drummond. Sai de casa, fui ao shopping, entrei numa livraria e voltei com "A Rosa do Povo" e "O Idiota". Drummond e Dostoievsky. Dois gênios, será que um é do bem e o outro do mal? É bem possível que, tal qual seu querido Nietzsche, eles possam estar, literariamente falando, além do bem e do mal...
    serei mais discreto doravante, não confessarei de público minhas fraquezas...pode ser que eu me depare com coisas que o dinheiro não pode comprar...entende isso?

    ResponderExcluir
  5. Cristina,
    Concordo com sua opinião´. Disse tudo!
    ****
    Mirse querida,
    Senti falta de seus comentários por aqui..
    Mas em se tratando de posicionamento nas polêmicas, estou me referindo a escrever sobre algo complexo. Quanto a comentar, só me arrisco quando percebo que o escritor tem interesse em debater e não somente polemizar.
    ****
    Sereno,
    Prefiro ler o segundo comentário. Muito boas escolhas de livros! A Rosa do Povo é uma obra linda.E Dostoievsky é maravilhoso.
    Lembre-se: literatura não possui valores morais...

    abraços a todos
    Bea

    ResponderExcluir