sábado, 28 de março de 2009

O preço de ser diferente


Quem não busca conhecer a própria alma, não toma decisões por si só, e é preso pelo pensamento da grande massa.

"A alma humana e seus confins, o complexo da experiência humana interior obtida até agora; a altura, a profundidade, as cotas da experiência, toda a estória da alma até agora e suas possibilidades ainda inexploradas; tudo isto é para o psicólogo nato e para quem ama a "grande caçada" — verdadeiro terreno predestinado. Mas quão frequente deve exclamar com desespero: "estou só, ai de mim, só nesta grande floresta, nesta floresta virgem!" e deseja ter uma centena de companheiros e de bons sabujos bem amestrados para encurralar sua presa, para desentocar a sua selvagem, a alma. Em vão descobre cada vez mais, com amargo desengano, quanto é difícil encontrar os companheiros e os cães adequados para descobrir as coisas que moveram sua curiosidade. "Friedrich Nietzsche - Além do bem e do mal

7 comentários:

  1. Até porque todos precisamos ainda nos sentir diferentes, penso que continuamos iguais. Nietzsche tinha pensamento vigoroso e uma alma destroçada, coisas de quem costuma investigar a fundo a própria natureza. Não é tarefa fácil. Se fosse, todos os homens desse planeta seriam Salomão, mas quem conhece o preço da Sabedoria?

    ResponderExcluir
  2. Alma destroçada? Que eu tenha conhecimento ele tinha uma doença física que nunca foi diagnosticada.
    ACredito que essa fantasia de que todo filósofo teve morte ou vida trágica se deve porque eles destruiram muitos paradigmas e mexeram com o poder de muita gente.
    Sobre descobrir os mistérios da alma, é uma questão de criticidade sobre os NÃOs que você ouve durante a vida. Muitos aceitam sem fazer filtros.

    Mas grata pelo comentário e visita

    ResponderExcluir
  3. É bom haver diferenças, haver maneiras de pensar e agir diferentes, é bom a gente não gostar do que muita gente gosta :)

    beijinhos e uma semana cheia de felicidade!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Beatriz! Eu não gosto muito de filósofos, pois eram ou são de trato particularmente difícil (inteligentes demais para o alcance dos melhores esforços desse mortal). E nem alimento fantasias a respeito deles. Nem sei por que disse qualquer coisa sobre o Nietzsche. O Zaratustra dele não me seduz. E nem sei se a alma dele era realmente destroçada...prefiro deixar o fantasma nietzscheniano em paz. Filosofia encanta. Sereias também.

    ResponderExcluir
  5. Talvez você deva estudar um pouco mais sobre o foco da filosofia, pois o que eles buscam é a verdade.Talvez a linguagem deles seja um pouco complicada, mas eles são "legais".

    Abraços a todos que comentam

    ResponderExcluir
  6. Amo Nietzsche, e adoro filosofia. Interajo com o pensamento dele.
    Belo texto, escolhido para boas reflexões.

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  7. Apesar das intransigências do filósofo (e quem não as tem?), ler e discutir Nietzsch é sempre instigante e desafiador.
    beijão amiga!

    ResponderExcluir