sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Sexta-feira

Carta irônica de protesto a sexta-feira, de BEATRIZ VIEIRA

Publicado em 21/11/08 em COCAL NOTÍCIAS


Um dia pretendo estudar cientificamente o que ocorre no cérebro de alguns indivíduos no sexto dia da semana.
Manifestações que beiram o limite da paciência humana ocorrem em grande parte nesse dia. Alguns místicos associam a sexta a intervenção de acontecimentos “misteriosos” visto que na antiguidade esse era o dia dedicado aos deuses pagãos e mitológicos.
Na Escandinávia, inclusive, há uma lenda que diz que uma deusa chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira), havia sido transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demônio para rogar pragas sobre os humanos.
Como todos nós, em 2008 nada temos haver com a Friga e seus comparsas, exigimos uma trégua a esses castigos. Ora, viver exilada em uma montanha não é assim tão cruel! Friga poderia estar morando no alto dos morros do Rio de Janeiro, que venhamos é muito mais perigoso que uma nórdica montanha na Escandinávia.
Mas, voltando as padrões do ceticismo, é exatamente na véspera dos descansos imprescindíveis dos finais de semana que as pessoas explodem. Talvez pela expectativa do sábado? Pelo acúmulo de tarefas durante a semana? Pelo atingir de seu limite de paciência?
Enfim, sendo bruxas, stressadinhos ou meros mortais, percebemos é de que nesse dia só queremos que as horas passem o mais rápido possível para ir para casa e sossegar.Por isso, nesse tempo especial da semana é bom estar atento aos riscos de perda do bom humor.
Mas ainda assim, deixo aqui a minha carta de protesto a sexta-feira, ou aqueles que tentam de toda forma estragar esse dia!


2 comentários: