quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Não ganho em rifa, mas venço na raça!


Nunca ganhei em rifa, sorteio, loteria ou qualquer prêmio que fosse determinado pela sorte.
Tudo bem... eu uso meias para dormir mesmo. Já admiti ser pé frio !

Mas já que a sorte não ajuda, vai no esforço mesmo: um exemplar do novo romance de Carlos Nascimento Silva vencendo a promoção "A menina de cá" do Portal Literal. A tarefa era continuar um trecho de um texto e dar um desfecho em apenas 10 linhas.
O TEXTO:
Acho que foi o que estranhei, quando a vi entrar com o rosto a arder, muito falante e plena de gesticulações - ela, sempre tão comedida. Depois de sentar-se, irrequieta e palradora, a pular de um tópico a outro, acabou por reconhecer que estava muito nervosa.
OS VENCEDORES:
Beatriz Vieira, Criciúma (SC)
Meus sentidos a viram como uma menina buscando carinho do tio.Aquele que a amava mais do que o permitido.
Coloquei-a em meu colo e enrolei seus cachos no dedo indicador.Agora mais calma, seu discurso rompia docemente o silêncio daquela sala. Sem eu perceber, retirou minha aliança e antes de sumir porta afora, me desafiou:
- Quero ver você pegar de volta o anelzinho!

Carina Lessa, Rio de Janeiro (RJ).
Subitamente, nada mais que um sorriso. Repleta de doces e convulsos encantos, declarou a especificidade dos gestos coaguladores de minha intenção. A beleza... Os cabelos pareciam gesticular ainda mais que o resto do corpo. Tudo nela palpitava o rancor que eu sentia, atraindo-me de forma peculiar e misteriosa. Com efeito, eu a amara...

Sayonara Lino, Juiz de Fora (MG).
Aos poucos, percebi que quem estava ali não era ela. Ou melhor, fisicamente sim, estava idêntica ao que sempre fora. Seu comportamento é o que evidenciava uma influência estranha, talvez oculta, que a manipulava como marionete. Preocupado com seu estado de espírito, chamei-a num canto com o intuito de observá-la um pouco mais de perto. Compreendi de imediato o que ocorria. Aquela não era Antônia. Não a que eu conhecia.

5 comentários:

  1. Parabens. Demonstra escrever como gente grande...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!
    Vc merece prêmios maiores ainda.
    Meu peito chega a estufar de tanto orgulho (olha a Kika coma boca na orelha).

    Bju

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Tanto o texto de continuação do livro, qnto a tua confisão de pé frio... hehehe
    Parabéns! bjoka.

    ResponderExcluir
  4. É bom ver quando um bom texto é premiado, não que isso justifique as coisas - porque acredito que não justifique. mas ter texto premiado é bom, dá ânimo pra continuar o trabalho e fazer melhor.
    E é isso que vejo Bea, teus textos crescendo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Escrever é algo que se aprende, e pelo visto, você em breve será professora - e não mais apenas uma "estudante de Letras metida a poetisa".

    ResponderExcluir