Um dos livros que marcou minha vida de escrita, e também de leitura, e com certeza me fez rever gosto literário foi sem dúvida CEM ANOS DE SOLIDÃO, do colombiano Gabriel García Marquez.
Na época, me impressionou a complexidade de criar tanta história fantástica em um só livro...Tantos personagens, tantos fatos inusitados, a beleza do realismo mágico expressado em acontecimentos impressionantes.
O livro conta a criação da cidade de Macondo, que desde sua fundação tem a família (Iguaran/Buendía) como protagonistas.Uma família que ora é descrita com fatos comuns de qualquer grupo social, ora com eventos estranhos e mágicos.Para se ter uma ideia, em um dos trechos da obra , o autor narra com naturalidade, José Arcadio, patriarca da linhagem Buendía, sonhando com cidades de
paredes espelhadas, enquanto Macondo é atingida por uma demorada chuva que apodrece tudo. Ainda temos personagens que saem voando pela janela, fantasmas que conversam com a família, maldições, magias e obsessões amorosas.
Considerado um dos 100 melhores livros do século XX, Cem Anos de Solidão é elaborado com genialidade.
Na época que li, me questionei o esforço de nós, escritores, em produzir algo de qualidade, o esforço em entregar aos leitores algo realmente digno de gastar o tempo do leitor. Confesso, que fiquei meses sem escrever repensando minhas poesias.Me recordo das imagens que eu formava na mente enquanto lia.. e que me deixava intrigada.
Valeu a pena cada página lida.
RECOMENDO MUITO!
Inegável talento do Garcia, inestimável obra.
ResponderExcluirTambém gostei de ler dele 'Memórias de minhas putas tristes'
Um final de semana maravilhoso para você, Beatriz!
Obrigada amigo!
ExcluirSabe que dei esse livro de presente para uma amiga.. e não li, rsrs
abraços e boa semana!!