"A batalha entre razão e emoção costuma acontecer quando se tenta mostrar que um é mais importante do que o outro. Há quem proponha que o ideal humano deveria ser buscar a racionalidade e a lógica e que esse deveria ser o objetivo da educação formal. Outros propõe que nossa essência é mesmo emocional, e que é esse o aspecto que deve dominar. Essas discussões acabam sugerindo que há uma eterna relação de competição entre razão e emoção, como se fossem aspectos irreconciliáveis do ser humano. Vou defender a idéia de que ambas as visões estão equivocadas. Proponho que razão e emoção não deveriam estar em conflito, mas sim atuar em regime de parceria." Texto: É Possível Racionalidade e Emoção Conviverem?
O texto completo citado acima pode ser lido AQUI
Achei bem interessante esse artigo pois trata de algo raro nos dias de hoje: o equilíbrio.Nesse texto, que recomendo ler por completo há um subtítulo que demonstra claramente aquilo que eu acredito: exprimindo as emoções racionalmente. Ou seja, sermos claros e sinceros no que sentimos, gostamos ou acreditamos. Assim, as pessoas ao nosso redor vão entender quem somos, poderão interagir, e também receber de maneira espontânea e verdadeira as manifestações de afeto que temos a disposição.
Entendo tudo isso como a busca da verdade...
Olá, Bea.
ResponderExcluirEquilíbrio é a consequência das lapidações a que temos que nos submeter, por isso muitos a evitam, dói ter que desprender-se de parte do não deveríamos ser, mas os resultados nos tornam mais preciosos.
Confesso que li o paper sugerido sem piscar, interessantíssima a abordagem.
Um doce anoitecer para você!
Obrigada Will,
ExcluirVerdade...Lapidações muitas vezes são bem doloridas.Nem tudo que reluz é ouro e precisamos ter essa noção na vida.
Abraço!
Bea
Oi Bia
ResponderExcluirMuito legal! Minina..tens uma visão de vida que me impressiona. Lindas palavras.
Quero fazer meu blog, mas vou precisar de tua ajuda..
bj
Oi Lu
ResponderExcluirTais devendo esse blog né?!
Não sou muito expert..mas posso te ajudar sim.
Qq coisa me manda email
bjão amiga