sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ótima notícia

Professor terá de ter curso superior
de Bernardo Mello Franco
Fonte: O GLOBO

Projeto aprovado na Câmara torna obrigatório diploma universitário até para trabalho em creches

A Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite projeto que torna obrigatório que todos os professores do ensino básico tenham diploma universitário e licenciatura.
Hoje, a regra aprovada pelos deputados seria cumprida por apenas 61,6% dos professores do ensino básico.
De acordo com dados do Censo 2007, citados este ano em estudo do MEC, o país tem 1,88 milhão de professores nessa faixa, sendo que 1,28 milhão tem ensino superior completo e 1,16 milhão concluiu a licenciatura, formação adequada para atuar na educação básica.
Para atender à nova exigência, seria necessário reforçar a formação de 722 mil professores que já estão nas salas de aula. O Brasil tem 53,2 milhões de alunos na educação básica, sendo 7,1 milhões na rede privada e os demais em creches e escolas públicas.
Aprovada em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases estabeleceu prazo de dez anos para que todos os professores do ensino fundamental tivessem diploma, o que não foi cumprido.
O projeto aprovado ontem estende a exigência para a educação infantil, onde o percentual de mestres com nível superior é ainda menor.

2 comentários:

  1. estranho aí não ser assim , desde que me lembro os professores e educadores de infancia , sempre tiveram de ter um curso superior, há coisas do diabo!!!
    Então com que habilitações se pode ser professor desse lado do Atlântico?

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Professores tem o dom de encantar.
    Mas é preciso agregar conhecimentos a esta capacidade de encantar, para que não se matem sonhos que crescerão em muitos corações, que se inspiram na figura dos mestres.
    Professores precisam ser valorizados, por projetos, por governos, e principalmente, por si mesmo.
    Linda semana para ti.

    ResponderExcluir