
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Manifesto por um Brasil literário >> ASSINE !

sexta-feira, 24 de julho de 2009
Leitura: situação crítica

O brasileiro lê bem menos que os habitantes dos países desenvolvidos. Aqui, são, em média, 2,5 livros por ano, contra 10 nos Estados Unidos ou 15 em países como a Suécia ou a Dinamarca. Mas apenas 0,9 desses 2,5 livros anuais lidos não são obras didáticas, que as escolas exigem dos alunos.
Ler mais...
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Museu de Cera

terça-feira, 21 de julho de 2009
Anima Mundi

Quando: de 22 a 26 de julho. Classificação etária: de acordo com o filme.
Por RAFAEL BALSEMÃO,do Guia da Folha
Os aficionados por filmes de animação podem se preparar. Começa na próxima quarta-feira (22) o 17º Anima Mundi, mostra que chega a São Paulo em versão compacta, após uma maratona de exibições de dez dias no Rio.
Criado em 1993, o festival chega à marca de 401 filmes, divididos em quatro mostras competitivas (longas, curtas, infantil e portfólio) e quatro não-competitivas (animação em curso, futuro animador e panorama de curta e longa). Participam do festival 40 países.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Dica de pesquisa!

TV Cultura - Literatura
Vai lá e aproveite! Já salvei nos meus favoritos, e na lista de sites interessantes aqui do blog.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Colorindo a vida

sábado, 11 de julho de 2009
Minas Gerais dá o exemplo...

Em sua segunda edição, o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura recebeu cerca de 900 inscrições provenientes de diversos estados do Brasil. Os prêmios somaram R$ 212 mil, divididos entre as quarto categorias. O filósofo mineiro Reni Andrade, recebeu por seu romance “Lugar” o prêmio disputado por outros 160 inscritos na categoria Ficção. Já na categoria Poesia, a mais concorrida, com 674 trabalhos, quem venceu foi o cearense Eduardo Jorge de Oliveira, pelo título “A lingua do homem sem braço”.
Com 24 anos, a estudante de Letras na UFMG, Maria Zilda Santos Freitas, teve seu romance ainda não publicado, “Insetos”, contemplado na categoria Jovem Escritor Mineiro. Na narrativa, a universitária apresenta a história de uma menina órfã, que ao se perder na cidade grande, torna-se uma observadora da metrópole. Assim como em “A Metamorfose”, de Franz Kafka, o inseto passa a ser uma sígno do absurdo, quando todos os personagens são metaforizados como insetos.
Para o Governo de Minas Gerais, o Prêmio de Literatura é uma forma de valorização da cultura pelo estado. Outros três prêmios foram criados para incentivar o cinema, a música e as artes cênicas. Neste ano, serão distribuídos mais de R$ 7 milhões em incentivos, somando o Prêmio de Literatura, Filme em Minas, Música Minas e Cena Minas. Ainda na linha da incentivo à cultura, desde 2003, 3.495 projetos, em 156 municípios, foram atendidos pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Para mais informações sobre as iniciativas de fomento e incentivo à cultura no estado de Minas Gerais, acesse: http://www.cultura.mg.gov.br

sexta-feira, 10 de julho de 2009
A casa das palavras
del libro "El libro de los abrazos"
la casa de las palabras, sonó Helena Villagra, acudían los poetas. Las palabras, guardadas en viejos frascos de cristal,esperaban a los poetas y se les ofrecían, locas de ganas de ser elegidas: ellas rogaban a los poetas que las miraran, que las olieran, que las tocaran, que las lamieran.
Los poetas abrían los frascos, probaban palabras con el dedo y entonces se relamían o fruncían la nariz. Los poetas andaban en busca de palabras que no conocían, y también buscaban palabras que conocían y habían perdido.
En la casa de las palabras había una mesa de los colores. En grandes fuentes se ofrecían los colores y cada poeta se servía del color que le hacía falta: amarillo limón o amarillo sol, azul de mar o de humo, rojo lacre, rojo sangre, rojo vino...

Tradução:
Na casa das palavras, sonhou Helena Villagra, chegavam os poetas. As palavras, guardadas em velhos frascos de cristal, esperavam pelos poetas e se ofereciam, loucas de vontade de ser escolhidas: elas rogavam aos poetas que as olhassem, as cheirassem, as tocassem, as provassem.
Os poetas abriam os frascos, provavam palavras com o dedo e então lambiam os lábios ou fechavam a cara. Os poetas andavam em busca de palavras que não conheciam, e também buscavam palavras que conheciam e tinham perdido.
Na casa das palavras havia uma mesa das cores. Em grandes travessas as cores eram oferecidas e cada poeta se servia da cor que estava precisando: amarelo-limão ou amarelo-sol, azul do mar ou de fumaça, vermelho-lacre, vermelho-sangue, vermelho-vinho...
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Problemas técnicos

Sabe aquela pessoa que mexe nas configurações e depois não sabe consertar?? hehe
Mas, pelos testes que fiz, as coisas parecem ter sido solucionadas.
Qualquer dificuldade, entrar em contato no e-mail: beatrizlv@uol.com.br
terça-feira, 7 de julho de 2009
Dadaísmo ???

A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas talvez as formas principais da expressão dadá tenham sido o poema aleatório e o ready made. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.
É niilista (falta de sentimentos baseada na análise racional),arte experimentalista, espontâneo, trabalham com o acaso, fazem montagens de imagem, junção entre diferentes formas de expressão, incorpora objectos, sons e imagens do cotidiano nas suas obras. Abrange as áreas das artes plásticas, fotografia, música, teatro, etc.
Pegue um jornal.
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.
O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Esse blog é...

Nessa postagem desejo ouvir o que mais gosta nesse blog, quais assuntos. Se gosta das imagens, clips e observações que a dona Beatriz posta aqui.
Críticas também serão ouvidas e acatadas...
Portanto, mãos a obra! Deixe seu comentário!!!!
Abraços
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Mamãe, quem era Michael Jackson ?

Ao ver esse vídeo, me emocionei...